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TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A SUBMISSÃO DE TRABALHOS É REALIZADA EXCLUSIVAMENTE POR MEIO DO SITE – www.crfsp.org.br/congresso

INFORMAÇÕES INICIAIS
  1. Para a submissão de trabalhos é obrigatória a efetivação da inscrição no Congresso de pelo menos 01 (um) autor, ANTERIORMENTE AO ENVIO DO TRABALHO, na forma de resumo, sendo que este não será beneficiário de isenção;
  2. Cada inscrição no Congresso dará direito à apresentação de, no máximo, 02 (dois) trabalhos como autor principal. Não haverá limites para o número de trabalhos como coautores. Vale ressaltar que, após o aceite do trabalho, não serão permitidas inserções ou trocas de nomes de autores, coautores ou instituições, nem mesmo alteração do texto;
  3. Os resumos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados previamente;
  4. A decisão da Comissão de Trabalhos Científicos sobre o aceite, classificação e premiação dos trabalhos será irrevogável, ou seja, não haverá espaço para interposição de recurso para os recusados;
  5. A recusa do trabalho não implica devolução do valor pago na inscrição do(s) autor(es) no Congresso;
  6. Há 14 diferentes áreas de conhecimento e dois tipos de modalidades para submissão dos trabalhos, as quais estão descritas a seguir. Desse modo, para enviar o resumo do trabalho, deve-se selecionar uma área de conhecimento e uma modalidade de submissão pelo site www.crfsp.org.br/congresso e identificar o arquivo com o nome completo do primeiro autor;
  7. Os resumos deverão ser redigidos dentro da formatação descrita nessas normas, caso contrário, serão recusados;
  8. Não serão aceitos resumos que contenham apenas propostas de trabalho, revisão bibliográfica ou que forem enviados fora das especificações descritas nessas normas;
  9. Os resumos aceitos na modalidade “Trabalhos Científicos” poderão ser publicados em suplemento da Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (www.bjps.usp.br), vinculado à base de dados da SciELO. Já os aceitos na modalidade “Cases de Sucesso” serão publicados em edição especial da Revista do Farmacêutico. As publicações somente serão concedidas aos autores de trabalhos que forem aprovados na apresentação do pôster.
    1.  Todos os resumos aceitos seguirão para publicação somente após revisão pela Comissão de Trabalhos Científicos.
CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

As submissões dos trabalhos do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo ocorrerão durante o período compreendido entre 21/02/2019 e 02/06/2019, exclusivamente por meio do site www.crfsp.org.br/congresso.

Atenção! Prazo prorrogado até o dia 30/08/2019.

Os resultados das avaliações (aprovação ou reprovação) dos Trabalhos Científicos e Cases de Sucesso inscritos a partir do dia 05/08/19 serão comunicados somente no dia 20/09/19.

ÁREAS DE SUBMISSÃO

Identificar uma das áreas de conhecimento para submissão. Para mais informações, clique na área para conhecer seu conteúdo (ementa)

  1. Análises Clínicas e Toxicológicas
  2. Educação Farmacêutica
  3. Farmácia Clínica
  4. Farmácia e Drogaria: gestão e serviços farmacêuticos
  5. Farmácia Estética e Cosmetologia
  6. Farmácia Hospitalar
  7. Farmácia Magistral
  8. Fármacos e Medicamentos
  9. Indústria Farmacêutica
  10. Logística Farmacêutica e Transporte
  11. Práticas Integrativas e complementares
  12. Radiofarmácia
  13. Saúde Pública
  14. Suplementos Alimentares e Alimentos Especiais

A Comissão de Trabalhos Científicos poderá readequar a área de submissão do resumo, caso entenda que o mesmo foi submetido em área não adequada.

 

MODALIDADES DE SUBMISSÃO

(selecionar e identificar uma das modalidades para submissão)

Modalidade 1 – Trabalhos científicos (resultado de pesquisas científicas)
Modalidade 2 – Cases de Sucesso (relato de experiência profissional ou didática bem-sucedida)

Para cada modalidade existe um formato de envio e avaliação próprios. Veja mais detalhes a seguir.

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS 

(Para detalhes sobre elaboração de cases de sucesso, acesse Submissão de Trabalhos - Cases de Sucesso)

A elaboração deve ser realizada observando-se a modalidade do trabalho, as instruções gerais de formatação e as normas éticas.
Trabalhos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos – pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou em partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais – deverão seguir a Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e legislação correlata. O número de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser informado na metodologia e deve ser anexado o parecer consubstanciado de aprovação.

Trabalhos envolvendo manejo de animais – pesquisa que implique uso de animais ou material biológico de procedência animal – deverão seguir a Lei Federal 11.794/2008, Lei Arouca, e legislação correlata. O número de aprovação no Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) deve ser informado na metodologia e deve ser anexado o parecer consubstanciado de aprovação.

O resumo deve ser inserido no sistema de submissão, após seleção da área e modalidade, disponível no site www.crfsp.org.br/congresso

Caso haja, declarar conflito de interesse. Caso não haja, usar a expressão “Declaro(amos) não haver conflito de interesse”.

IMPORTANTE: os autores são responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho.

 

Trabalhos Científicos

Enquadram-se nesta modalidade os resultados inéditos de pesquisa científica de ensaios in vitro, experimentação animal, in vivo dos tipos coorte, casos-controle, ensaios clínicos randomizados ou revisões sistemáticas, com ou sem metanálise. Exceto para revisões sistemáticas, para os demais é obrigatória a especificação e comprovação da aprovação em comitês de ética e pesquisa com seres humanos ou animais, de acordo com o sujeito do estudo.
O resumo desta modalidade deve ser redigido em língua inglesa e elaborado da seguinte forma:

  • Informações sobre os autores [nome e sobrenome completos, sem abreviações e na sequência direta (em letras maiúsculas), instituição de afiliação (em letras minúsculas) e e-mail;
    1. Inseri-las na sequência de autoria. Não será possível modificar a sequência de autoria após o envio;
    2. Espaço simples entre título, autores, Departamento/Unidade, texto e auxílio financeiro. Deixar uma linha em branco entre elas;
    3. Serão aceitos até 10 autores por resumo.
  • O Título deve ser apresentado em até 150 caracteres, incluindo os espaços;
  •  
  • O texto deve ser apresentado com os subitens Introduction and Objectives (máximo de 350 caracteres, incluindo os espaços, contendo objetivos especificados ao seu final); Material and Methods (máximo de 400 caracteres, incluindo os espaços); Results and Conclusions (máximo de 800 caracteres, incluindo os espaços) e Financing (quando houver, máximo de 100 caracteres, incluindo espaços). Os resultados devem ser originais e que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas.
    • No item Financing, quando houver dois ou mais tipos de auxílio ou agências de fomento, separá-los com ponto e vírgula.
  •  O texto completo deverá incluir título, autores, Instituições envolvidas, indicação de auxílio ou bolsa.
  1.  
  2. Número de aprovação no comitê de ética em pesquisa com seres humanos ou animais, quando couber;
  3. IMPORTANTE: não será aceito nos resumos a inclusão de tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas. Todos esses recursos de apresentação devem ficar restritos aos pôsteres.

 

Após a inscrição do trabalho nos campos do sistema (seguindo as instruções anteriores), se houver aprovação do trabalho, a publicação do resumo se dará da forma do modelo abaixo:

 

MODELO

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
  1. Os resumos que atenderem às normas estabelecidas serão avaliados por dois profissionais indicados pela Comissão de Trabalhos Científicos (consultores ad hoc);
  2.  Os avaliadores não poderão analisar resumos de suas respectivas Instituições, grupos de pesquisa ou colaboradores. Caso isso ocorra, o avaliador deve  declarar “conflito de interesses” para a revisão e solicitar à Comissão de Trabalhos Científicos que a mesma seja feita por outro avaliador.
  3.  Em cada área de submissão será premiado o trabalho que receber a maior nota.
  4.  Os membros de Comissões do Congresso podem inscrever trabalhos, porém sem participação nas premiações.
  5.  A decisão da Comissão de Trabalhos Científicos sobre o aceite e a premiação dos trabalhos é considerada irrevogável.
  6. O retorno da aprovação do trabalho será até 30/08/19.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos aceitos serão apresentados em forma de pôster. Seguem as normas para a apresentação de pôsteres:

  1. A medida padrão dos pôsteres é 110 cm de altura x 90 cm de largura, redigidos em português;
  2. Os pôsteres devem conter o QR Code informado via e-mail no momento do aceite, impresso no canto inferior direito do pôster;
  3. Datas e horários das afixações, apresentações e retiradas dos pôsteres serão divulgados em momento oportuno. Quando receber essa informação, fique atento, pois não serão permitidas apresentações em dias e/ou horários diferentes daqueles estipulados;
  4. O autor receberá a numeração do seu pôster;
  5. Os materiais para afixação de pôsteres (ex. adesivos) são de responsabilidade dos autores;
  6. Os certificados (ver item “certificados”) e a publicação do resumo no suplemento da Revista específica (BJPS ou a revista voltada ao exercício profissional, no caso dos cases de sucesso) somente serão concedidos aos autores de trabalhos que forem aprovados na apresentação do pôster;”
  7. É obrigatória a presença do apresentador ao lado do pôster durante toda a sessão de apresentação. Caso o autor tenha mais de uma apresentação no mesmo horário, o mesmo deve colocar mensagem no pôster, indicando o número do outro trabalho do qual é autor para que o avaliador possa localizá-lo.

 

DISTINÇÕES

  1. Segundo as notas atribuídas pelos avaliadores dos resumos e pelos avaliadores do pôster, será selecionado um trabalho para cada área de submissão na modalidade “Trabalhos científicos” e um trabalho na modalidade “Cases de sucesso”, de acordo com a maior nota, totalizando 15 trabalhos (14 na modalidade “Trabalhos Científicos” e 1 na modalidade “Cases de sucesso”).
    1. Caso haja empate, a decisão do ganhador será tomada de acordo com a seguinte ordem de critérios: 1º - Maior pontuação na avaliação do resumo; 2º - Maior pontuação na avaliação do pôster;
    2. Persistindo o empate, a Comissão de Trabalhos Científicos procederá ao desempate em decisão colegiada, irrevogável, não sendo concedida a interposição de recurso.
  2.  Trabalhos que não forem apresentados durante o Congresso serão desclassificados.
  3. As distinções ocorrerão no evento de encerramento do Congresso.

 

CERTIFICADOS

O certificado de apresentação de trabalho será disponibilizado exclusivamente por meio eletrônico.

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Clique aqui para submissão do trabalho

 

PREMIAÇÃO PARA OS TRÊS MELHORES TRABALHOS CIENTÍFICOS APRESENTADOS NO XX CONGRESSO FARMACÊUTICO DE SÃO PAULO

1º lugar – R$ 3.000,00 – Faculdade Ibeco

2º lugar – R$ 2.000,00 – Fundação Hermínio Ometto

3º lugar – R$ 1.000,00 – Docpharma Consultoria.