menu

Humberto Zardo abordará melhoria da qualidade, eficácia e segurança de produtos e serviços

Humberto Zardo abordará melhoria da qualidade, eficácia e segurança de produtos e serviços

Outro destaque internacional do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo será o farmacêutico industrial e assessor em gestão e melhoria de operações industriais, Dr. Humberto Zardo, que irá ministrar a palestra: “Otimização de processos por meio de diferentes conceitos gerenciais”. O brasileiro, que tem atuação destacada nos Estados Unidos, mostrará que a otimização de processos é uma atividade coletiva e envolve conceitos de segurança, uniformidade e redução de desperdícios.

“Na apresentação abordarei a realidade desde a farmácia magistral, que avia uma prescrição por vez para uso imediato, até os processos industriais de produção de insumos ou produtos finalizados, distribuição e armazenagem de qualquer produto com impacto na saúde humana ou animal. Discutirei o uso da tecnologia disponível para reduzir o tempo de resposta, o custo total da qualidade e otimizar as decisões dentro do plano de qualidade assegurada” resumiu o especialista, que destaca a importância da criação de foros de discussão para a contínua melhoria da qualidade, eficácia e segurança dos produtos e serviços pelos quais os farmacêuticos são responsáveis.

O especialista aponta ainda a importância de eventos como XX Congresso como foro de aprendizagem e para compartilhar conhecimentos. “Participar dos congressos dos anos 70 e 80 contribuíram para eu definir especialização. Recentemente, os organizadores setorizaram os temas, beneficiando os profissionais com experiência. Mas eu sempre me preocupo com as novas gerações. Participar de palestras com temas gerais ajuda a expandir horizontes dentro do espírito universalista da profissão. Isso pode ajudar muitos estudantes e profissionais em início de carreira a escolher o campo de atuação.”

Informações sobre o palestrante

Dr. Humberto Zardo - professor associado na School of Health, University of Technology Sydney (Austrália), consultor sênior, docente e assessor em gestão e melhoria de operações industriais pela TCS – Irvine, Califórnia - USA. Ex-Diretor Técnico de Allergan (Brasil e USA), PATH e Horizon Medical (USA). Farmacêutico Industrial (UFP-Curitiba), com especialização em gestão (FGV-SP), e em negócios internacionais (USA) e em engenharia de materiais (IMT-SP). Mestre em tecnologia bioquímico-farmacêutica (USP-SP). Atuação em 46 países com mais de 25 anos de experiência e cinquenta mil horas de atividade “hands-on”.

“Vamos discutir o uso da tecnologia disponível para reduzir o tempo de resposta, o custo total da qualidade e otimizar as decisões dentro do plano de qualidade assegurada.” Professor Dr. Humberto Zardo Brasil/EUA

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP