menu

Indiano especializado em homeopatia será um dos destaques Internacionais do Congresso

Indiano especializado em homeopatia será um dos destaques Internacionais do Congresso

Como já é tradição, a presença de renomados profissionais internacionais sempre é um dos principais destaques do Congresso Farmacêutico de São Paulo. Acompanhe a seguir o depoimento do indiano, Dr. R. Valavan.

O uso de homeopatia no setor público em casos agudos será o tema abordado pelo Dr. Valavan, que irá integrar o Simpósio “Homeopathy in acute cases” (Homeopatia em casos agudos). Em sua primeira participação em um congresso no Brasil, o especialista irá apresentar como a homeopatia integra o sistema público de saúde da Índia, os resultados apresentados em tratamentos complementares, alternativos e até mesmo nos casos agudos, representando importante redução nos custos, que podem chegar em 20% do tratamento convencional.

“Ao usar a homeopatia de forma eficaz, as agências de financiamento público podem economizar uma enorme soma do dinheiro dos contribuintes. Minha apresentação no congresso destacará os medicamentos mais comuns para condições agudas”, afirmou.

Dr. Valavan afirma estar ansioso para conhecer de perto as tendências atuais do setor farmacêutico no Brasil, uma vez que ele procura se manter atento à evolução da farmácia no país e também do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Brasil, sem dúvida, tem grandes oportunidades de desenvolvimento para os setores farmacêutico e de saúde global. É visível pelos investimentos feitos por gigantes farmacêuticos globais. Desafios estão na farmácia clínica, que, entendo precisa evoluir. A utilização de práticas complementares e alternativas de medicamentos pelos serviços públicos de saúde é outra área que eu acredito ter ainda muito espaço para crescer.”

Informações sobre o palestrante
Dr. R. Valavan é médico com pós-graduação em farmácia homeopática. Possui cerca de 200 trabalhos e artigos publicados em periódicos de renome e revistas sobre pesquisa, terapêutica, farmácia homeopática e indústria. Membro de conselhos editoriais de revistas médicas e autor de três livros. Associado ao Schwabe Group, pioneiro há 150 anos em medicamentos homeopáticos, ocupando o cargo de Chefe de Assuntos Científicos e Médicos em sua subsidiária indiana. Membro ativo do Grupo de Trabalho da Liga Medicorum Homoeopathica Internationalis (LMHI) - Sociedade Médica Homeopática Internacional.

“A farmácia brasileira passou por grandes mudanças nas últimas décadas e continua evoluindo. Considero que os principais desafios atuais estão da atuação clínica do farmacêutico e na ampliação das práticas alternativas, como a homeopatia, no serviço público de saúde. O Congresso contribuirá para estimular ainda mais a evolução farmacêutica no país.” Dr. R. Valavan - Índia

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP