menu

Osmologia – A Ciência dos odores será tema de um dos Simpósios do XX Congresso

Osmologia – A Ciência dos odores será tema de um dos Simpósios do XX Congresso

As áreas de Farmácia Estética e Cosmetologia também serão contempladas no XX Congresso Farmacêutico de São Paulo. Um dos destaques será o simpósio – Osmologia – A Ciência de todos os odores em que a farmacêutica Dra. Valéria Maria de Souza Antunes fará uma das apresentações.

Entre as questões a serem debatidas no Simpósio estão o que é osmologia? O que é odor? Comportamento, Indústria do cheiro, Aromaterapia x Aromacologia; além disso, informações sobre o Sistema Olfativo, Sistema Límbico, Neurociência do Olfato, Gatilhos Olfativos. Dra. Valéria, vice-presidente do Instituto de Osmologia e Óleos Essenciais, falará sobre as técnicas de aplicação: Eucalipto, Lavanda, Laranja Doce, Melaleuca e Ylang Ylang.

Ela destaca que o farmacêutico é o profissional mais qualificado, dentre os profissionais da saúde, para atuar com os óleos essenciais. “O farmacêutico é capaz de falar quimicamente sobre os óleos essenciais, pois conhece suas moléculas e pode repensar a atuação fisiológica e farmacológica dos óleos essenciais no organismo humano. Este conhecimento é chamado de Osmologia. A palestra pretende falar sobre os óleos essenciais citados Eucalipto, Lavanda, Laranja Doce, Melaleuca, Ylang Ylang. Vamos estudar suas propriedades na saúde e na estética, levar as comprovações científicas e ampliar o entendimento de atuação do farmacêutico com estes óleos”.

Segundo ela, apesar da área não ser específica do farmacêutico, o conhecimento osmológico pertence ao farmacêutico, profissional que atende aos quesitos de entendimento da química, da farmacologia e da fisiologia. “Ele pode atuar na sua prática profissional diária, dentro de farmácias, drogarias e no mercado magistral; na estética facial, corporal e, por que não citar, atuação na melhora psíquica e mental dos pacientes”.

Mercado promissor

“O mercado está em expansão porque o público está interessado pelo assunto. Este é o momento do farmacêutico osmólogo mostrar que o óleo essencial não é somente um "cheiro gostoso", mas um fitoquímico rico em compostos, muitos deles desconhecidos da pesquisa e da atuação fisiológica. No entanto, por ser um mercado novo, muitos aventureiros estão no mercado passando um conhecimento como se os óleos essenciais fossem somente um aroma que pode agradar o consumidor. Pretendemos neste curso, estimular os nossos colegas a entender a importância de analisar um óleo essencial pela suas propriedades químicas e bioquímicas, deixando de lado o empirismo e o achismo que cerca o tema”, diz Dra. Valéria.

Quem se interessar pela área é preciso gostar de química, fisiologia, farmacologia e, principalmente, de levar bem-estar e qualidade de vida aos seus pacientes. “Foi lançado no mercado a 1ª pós-graduação em Osmologia pela Faculdade FACEC, curso inédito no Brasil”.

Confira a programação completa do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, de 10 a 12 de outubro, e faça a sua inscrição: www.crfsp.org.br/congresso

11/10

15h50 às 18h/ Simpósio - Osmologia: A Ciência de todos os odores

Moderadora: Prof. Dra. Maira Jardim

• O que é osmologia? O que é odor? Comportamento, Indústria do cheiro, Aromaterapia x Aromacologia

• Sistema Olfativo, Sistema Límbico, Neurociência do Olfato, Gatilhos Olfativos

Técnicas de aplicação: Eucalipto, Lavanda, Laranja Doce, Melaleuca, Ylang Ylang

Dra. Valéria Maria de Souza Antunes

Farmacêutica formada pela Faculdade Oswaldo Cruz. Docente na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Farmacotécnica, Cosmetologia e Deontologia. Docente em várias pós-graduações da área de Estética, Farmácia Magistral, Cosmetologia, Tricologia e aplicação de Óleos Essenciais. Coordenadora da Pós-graduação em Osmologia da FACEC. Autora da Série Ativos Dermatológicos volumes 1-9 e volume 10; Formulário Ativos Dermatológicos e A Farmacologia do Suplemento. Vice-presidente do Instituto de Osmologia e Óleos Essenciais. Editora do Brazilian Journal of Natural Sciences.

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP