menu
inscreva-se

Atividades Culturais e Sociais

XX Congresso vizinho à melhor ‘praia’ dos paulistanos

Com 2,8 km de extensão, Avenida Paulista está a uma curta distância do Centro de Convenções Frei Caneca e oferece atrações para todos os gostos

Se a programação do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo por si só é imperdível, as imediações do local onde o evento ocorrerá entre os dias 10 e 12 de outubro são um convite irrecusável para que farmacêuticos de todo o país, e até o exterior, não fiquem de fora do maior evento farmacêutico da América Latina.

Isso porque o Centro de Convenções Frei Caneca fica bem próximo à avenida Paulista, um percurso que pode ser facilmente feito a pé, permitindo ao congressista aproveitar cada uma das atrações deste endereço que é o cartão postal mais famoso de São Paulo, disputado freneticamente por aqueles que não abrem mão daquela selfie compartilhada nas redes sociais.

Com 2,8 km de extensão, a avenida Paulista abriga desde casarões tradicionais como a Casa das Rosas, passando por atrações culturais como o Masp e Instituto Moreira Salles (este inaugurado há menos de dois anos), e o emblemático fechamento para carros aos domingos, quando o local se transforma em um corredor de lazer lotado de pedestres, ciclistas e condutores de patinetes – a sensação do momento. Confira algumas das principais atrações, dicas de compras e restaurantes, e aproveite a melhor ‘praia’ dos paulistanos! Por Renata Gonçalez

O QUE VISITAR

Casa das Rosas

A Casa das Rosas foi construída em 1935 pelo arquiteto Ramos de Azevedo, para ser moradia de sua família. A mansão é em estilo clássico francês, com trinta cômodos, edícula, jardins e pomar. Hoje a Casa das Rosas é um Centro Cultural aberto ao público para visitação, abriga exposições, shows de música e dança, cursos, entre outras coisas. Na parte de fora, a edícula se tornou um café e o jardim continua superbem cuidado e cheio de rosas.

Avenida Paulista, 37. De terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h (segunda fechado). Gratuito.

Japan House São Paulo

A Japan House chama a atenção por sua fachada totalmente feita com madeira encaixada por meio de técnica japonesa que não utiliza pregos (somente encaixes). Trata-se de um centro cultural criado pelo governo japonês para difundir a cultura japonesa no mundo. Além de São Paulo, há também outras duas unidades, uma em Londres e outras em Los Angeles. O local abriga exposições temporárias, shows, cursos, informações turísticas, tudo ligado ao Japão. Também tem um café e loja no térreo.

Avenida Paulista, 52. De terça a sábado das 10h às 22h. Domingos e feriados das 10h às 18h (segunda fechado). Gratuito.

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é um centro cultural que abriga exposições temporárias e sempre gratuitas. No térreo, tem um café e um espaço para descanso. Aos fins de semana, tem apresentações de música, dança ou teatro, com distribuição de ingresso algumas horas antes

Avenida Paulista, 149. De terça a sexta das 9h às 20h. Sábado, domingo e feriados das 11h às 20h (segunda fechado). Gratuito.

Centro Cultural Fiesp

O prédio da Fiesp, ou o ‘ralador de queijo’ da Paulista, como muitos paulistanos costuma chamá-lo, abriga o escritório central da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e, no andar térreo, tem o centro cultural que oferece exposições temporárias sobre vários temas. Aos domingos costuma ter apresentações de música, dança ou teatro, com distribuição de ingresso algumas horas antes. Confira a programação deles.

Avenida Paulista, 1.313. De terça a sábado das 10h às 22h. Domingo e feriados das 10h às 20h. Segunda fechado. Gratuito.

Parque Trianon

O Parque Trianon é uma área verde remanescente da Mata Atlântica que se destaca em meio aos arranha-céus. O local é bem cuidado, com bancos e pessoas circulando. Foi inaugurado em 1.892 e abriga várias espécies de árvores e passarinhos.

Avenida Paulista, 1.500. Aberto diariamente, das 6h às 17h30. Gratuito.

Masp

O Museu de Arte de São Paulo é um dos mais importantes museus da América Latina. No seu acervo permanente tem obras de grandes artistas como Van Gogh, Degas, Monet, Manet, Cézanne, Goya, Rembrandt, Candido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret etc. O prédio foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e inaugurado em 1.968. É feito de concreto e vidro e seu projeto foi inovador para a época, pois é sustentado por quatro pilastras vermelhas e tem um grande vão livre. Oferece ainda exposições temporárias, cursos, um restaurante e um café. O vão livre está sempre ocupado por pessoas. Aos domingos tem uma feirinha de artesanato e antiguidades.

Avenida Paulista, 1.578. De terça a domingo das 10h às 18h. Quinta-feira das 10h às 20h (segunda fechado). Ingresso: adulto – R$35,00 / criança (até 10 anos) – gratuito. Às terças-feiras gratuito.

Mirante 9 de Julho

O Mirante 9 de Julho não fica propriamente na avenida Paulista, mas sim atrás do Masp e é um ponto obrigatório para que está na região. Ele foi construído junto com o Túnel 9 de Julho em 1.938 para ser um mirante ou um salão para eventos, mas ficou fechado por 76 anos. Em 2014 foi aberto um espaço multicultural com uma vista bacana da cidade. O local tem um bar e um café com mesas para curtir o local.

Rua Carlos Comenale, s/n (atrás do Masp). De terça a domingo e feriados das 10h às 22h (segunda fechado). Gratuito.

Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional é um edifício residencial e centro comercial no mesmo lugar. O complexo de serviços e lazer com lojas, restaurantes, livrarias, teatro e cinema ocupa o quarteirão inteiro, na chamada lâmina horizontal. Já as residências ficam em uma lâmina vertical, em um bloco do prédio com 25 andares. O edifício foi inaugurado em 1.956 e sua arquitetura mostra características dessa época. No saguão térreo sempre tem alguma exposição temporária sobre temas variados.

Avenida Paulista, 2.073. De segunda a sexta das 7h às 22h. Sábado, domingo e feriados das 10h às 22h. Gratuito.

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles é um centro cultural especializado em fotografia. O prédio foi inaugurado em setembro de 2017 e foi projetado para esse fim. São sete andares para exposições, cinema, shows de música, cursos, loja, entre outros. Há também um café com vista para a Paulista.

Avenida Paulista, 2.424. De terça a domingo e feriados das 10h às 20h. Quinta-feira das 10h às 22h (segunda fechado). Ingresso: Centro cultural e exposições – gratuito / Cinema, show e cursos – pago.

Sesc Paulista

O Sesc Paulista é mais uma atração cultural imperdível para visitar na Paulista. No total são 17 pavimentos com opções culturais, educacionais e gastronômicas, mas sua grande atração é seu mirante no último andar que proporciona uma vista panorâmica da Avenida Paulista, sendo um ótimo local para apreciar o pôr-do-sol.

Avenida Paulista, 119. De terça a sábado das 10h às 22h. Domingos das 10h às 19h (segunda fechado). A entrada no Sesc Paulista é gratuita.

SHOPPINGS

Shopping Frei Caneca – Além de lojas variadas, o shopping conta com o centro de convenções onde ocorrerá o XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, cinema, escola de atores, teatro, agências bancárias e muito mais (Rua Frei Caneca, 569)

Shopping Cidade São Paulo – O mais novo shopping da avenida tem uma estrutura bem diversificada, cinema e muitas lojas (Av. Paulista, 1230)

Top Center – Inaugurado há mais de 40 anos, o shopping fica ao lado do Teatro Gazeta e é uma opção agradável para os consumidores que circulam pela avenida Paulista, com amplas opções de restaurantes e cafés (Av. Paulista, 854)

Pátio Paulista – Caracterizado por um relógio gigantesco na fachada, o shopping conta com quase 300 lojas e tem localização privilegiada, entre os metrôs Brigadeiro e Paraíso (R. Treze de Maio, 1947)

GASTRONOMIA

Capim Santo

Instalado nos Jardins, o restaurante possui ambiente inspirado na praia de Trancoso, na Bahia, com pitangueiras, coqueiros, jabuticabeiras e uma grande figueira. No cardápio, cozinha saudável com técnica francesa e ingredientes brasileiros. No almoço é servido um bufê com seis estações: saladas, grãos, feijões, acompanhamentos, proteínas e tapiocas (Alameda Min. Rocha Azevedo, 471)

Riviera Bar

O bar oferece ambiente apropriado para happy hour e almoço de final de semana. Fica ao lado do metrô Paulista e bem na esquina da Consolação, costuma ficar movimentado à noite, com grande procura por drinks e petiscos (Av. Paulista, 2584)

América

Com diversas unidades na cidade, o América da avenida Paulista é bastante concorrido, com opções incrementadas de hambúrgueres, massas, carnes e um caprichado bufê de salada no almoço (Av. Paulista, 2295)

Balaio

Localizado no prédio do Instituto Moreira Salles, o Café e Restaurante Balaio é um empreendimento do famoso chef Rodrigo Oliveira, dono dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó. Tem como proposta valorizar os ingredientes brasileiros. (Av. Paulista, 2424)

Bella Paulista

Trata-se de uma padaria que também possui um cardápio de restaurante, além de pizzas, sanduíches, sobremesas e muito mais. Além de ser bem famosa pelas iguarias, possui a facilidade de funcionar 24 horas, sendo um verdadeiro point do “lanchinho da madrugada” dos paulistanos (Rua Haddock Lobo, 354)

Bovinu´s Fast Grill

Localizado no centenário Club Homs, o Bovinu´s Fast Grill é famoso por oferecer um bufê de churrasco de alta qualidade. A casa é conhecida pela variedade no menu, especialmente pelos três bufês alternativos como o de saladas, pratos quentes e sobremesas. Oferece ainda bufê de sushis, sashimis e outras iguarias orientais (Avenida Paulista,735)

Cantina do Piero – Il Vero

Restaurante vizinho ao Hotel e Teatro Renaissance, a casa acaba recebe muitos clientes interessados no combo paulistano peça + cantina. Destaque para as massas com frutos do mar como ravióli grande recheado de camarão, lula e vôngole ao molho dos mesmos pescados (Rua Haddock Lobo, 728)

A Bela Sintra

Restaurante especializado em cozinha portuguesa, com opções diversas como sopas, saladas, bacalhau, frutos do mar e peixes, carnes, aves e sobremesas (Rua Bela Cintra, 2325)

A Figueira Rubaiyat

Famoso restaurante que funciona em um dos mais exuberantes ambientes da cidade, com uma suntuosa figueira centenária que chama a atenção de quem entra no local. Possui cardápio inspirado na cultura primitiva dos incas, com fornos de barros e das panelas de ferro. O carro-chefe são as carnes, provenientes da própria fazenda (Rua Haddock Lobo, 1738)

Lamen Kazu – Paraíso

Restaurante especializado em lámen. A massa, importada do Japão, é um dos diferenciais da casa. O atendimento da casa funciona no estilo 'come e vai embora', e o movimento é sempre muito concorrido (Alameda Santos, 53).

Ráscal

O Ráscal oferece pratos da cozinha mediterrânea com um acento italiano, com massas preparadas todos os dias. A casa traz um enorme bufê e diferentes pratos à la carte, além de pizzas e sobremesas (Alameda Santos, 807).

Dinho´s Place

Inaugurado em 1960, o Dinho´s Place oferece cardápio de carnes nobres, bufê de frutos do mar e rio (às sextas) e feijoada às quartas e sábados no almoço (Alameda Santos, 45).