ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

  

 



CLIPPING 10/03/2015

Assessoria de Comunicação do CRF-SP

Medicamentos

Pesquisa e Desenvolvimento

Saúde



Medicamentos

Bula
10/03/2015 - Folha de S.Paulo


O laboratório brasileiro Cristália lançará nesta semana no México o Helleva, medicamento para o tratamento de disfunção erétil. A empresa planeja exportar para o país cerca de 800 mil comprimidos no primeiro ano.
 


 



Vacina Nacional
10/03/2015 - Folha de S.Paulo


A Anvisa aprovou nesta segunda (9) o registro do Instituto Butantan para a produção da vacina contra o HPV. A ação é parte da parceria de desenvolvimento produtivo entre o laboratório nacional e a Merck Sharp & Dohme.
Com a transferência de tecnologia para o produtor nacional, o Ministério da Saúde prevê uma economia de R$ 316 milhões em cinco anos.



Anvisa amplia indicação de vacina contra HPV para mulheres até 45 anos
10/03/2015 - Folha de S.Paulo


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a indicação da vacina quadrivalente contra HPV para mulheres até 45 anos. Até então, a vacina era indicada para mulheres de até 26 anos.

A medida foi publicada nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União. A mudança foi feita a pedido da fabricante, a MSD, e vale para a vacina conhecida como Gardasil, que protege contra quatro subtipos do vírus.

Além das mulheres de 9 a 45 anos, a vacina também é indicada para meninos de 9 a 26 anos na prevenção de lesões pré-cancerosas e câncer de ânus, por exemplo.

A ampliação da faixa etária, no entanto, vale apenas para as vacinas aplicadas na rede privada –na rede pública, a vacina é ofertada para meninas de 9 a 13 anos, além de mulheres com HIV de 9 a 26 anos. O objetivo é diminuir os casos de câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte por câncer em mulheres no país.

Para o governo, a escolha em vacinar pré-adolescentes ocorre para que a imunização ocorra antes da exposição ao vírus –ou seja, antes do início da atividade sexual, o que torna a vacina mais eficaz.

Segundo a MSD, a mudança ocorre após estudos que mostram que grupos de mulheres de 24 a 45 anos também podem estar suscetíveis a contraírem o vírus.

PRODUÇÃO NACIONAL

Além da ampliação da faixa etária, a Anvisa também aprovou nesta segunda o registro para que a vacina contra o HPV possa ser fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan.

Com isso, o instituto passa a ser o primeiro laboratório nacional com registro para produzir a vacina. A medida é uma das etapas da PDP (parceria de desenvolvimento produtivo) firmada entre a MSD e o Butantan, que hoje distribui o produto para a rede pública.

"Isso qualifica o Butantan como tendo condições de começar o processo de aquisição dessa tecnologia", afirma o diretor-substituto do instituto, Marcelo de Franco. Segundo o diretor, a previsão é que a vacina seja completamente produzida no país em até cinco anos.

A vacina passou a ser ofertada na rede pública no ano passado. Ao todo, segundo o Ministério da Saúde, serão investidos R$ 1,1 bilhão na compra de 36 milhões de doses da vacina até 2019 –período necessário para a total transferência de tecnologia ao laboratório brasileiro.

Para este ano, a previsão do Ministério da Saúde é de adquirir 11 milhões de doses.






Pesquisa e Desenvolvimento

 

 

Água poluída mata mais mulheres que Aids e câncer de mama, diz estudo
10/03/2015 - Folha de S.Paulo / Site

Doenças transmitidas pela água poluída e pelo saneamento ruim representam a quinta maior causa de mortes de mulheres em todo mundo, matando mais que a Aids, o diabetes ou a câncer de mama, revelam pesquisadores.
Quase 800 mil mulheres morrem todos os anos por falta de acesso a banheiros seguros e água limpa, de acordo com a organização desenvolvimentista WaterAid, que analisou dados do Instituto de Métricas da Saúde, centro de estudos sediado na cidade norte-americana de Seattle.
"Esta situação completamente inaceitável afeta a educação, a saúde, a dignidade de mulheres e meninas e, em última instância, resulta em mortes precoces e desnecessárias", disse a diretora-executiva da WaterAid, Barbara Frost, em comunicado.
As únicas doenças que matam mais mulheres do que a falta de saneamento de qualidade são doenças cardíacas, derrames, infecções das vias respiratórias inferiores e doenças pulmonares obstrutivas crônicas, de acordo com o relatório.
Mais de um bilhão de mulheres, ou uma em cada três em todo o mundo, não têm acesso a um toalete seguro e particular, e 370 milhões –uma em dez– não contam com água limpa, segundo a WaterAid.
Mais de dois bilhões de pessoas passaram a ter acesso à água limpa entre 1990 e 2012, mas quase 750 milhões continuam sem recurso ao que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu ser um direito humano.
A água poluída e o saneamento ruim também estão na raiz de problemas como a mortalidade materna e infantil e a violência sexual. Muitas mulheres em países em desenvolvimento dão à luz em casa, sem acesso à água limpa, expondo-se e aos seus bebês a infecções.
Sem banheiros seguros, mulheres e garotas têm que se aventurar ao ar livre para fazer suas necessidades, muitas vezes à noite, arriscando sofrerem assédio e abuso sexual.
Além disso, em muitos países pobres é considerado responsabilidade de mulheres e meninas encontrar água, o que as força a passar várias horas do dia indo e voltando de poços e as impede de frequentar escolas e cuidar de suas famílias.




Cão fareja com sucesso 88% de cânceres na tireoide
10/03/2015 - BBC News


Um cachorro usado para farejar o câncer de tireoide em pessoas ainda não diagnosticadas teve 88% de sucesso em detectar a doença, segundo pesquisadores americanos.
Na experiência, apresentada na reunião anual da Endocrine Society (associação internacional para a pesquisa de hormônios e endocrinologia clínica), um pastor alemão teve que "cheirar" 34 pacientes.
A equipe de cientistas da Universidade do Arkansas para Ciências Médicas (UAMS, na sigla em inglês) disse que o animal tinha um faro "inacreditável".
Comentando o estudo, o instituto de pesquisa britânico Cancer Research UK disse que usar cachorros para o diagnóstico não seria prático, mas que descobrir as substâncias químicas que eles farejam pode levar a novas pesquisas e avanços.
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço que produz hormônios reguladores do metabolismo.
TuO câncer é constituído de células defeituosas e fora de controle. Elas têm uma química própria e liberam "compostos orgânicos voláteis" no organismo.
A escolha dos cientistas pelo cachorro se justifica pelo fato de que esses animais possuem 10 vezes mais receptores olfativos e podem distinguir os odores específicos que os tumores exalam.
A experiência com cães também já teve resultados promissores em pacientes com câncer de pulmão e câncer de intestino.
Uma equipe da UAMS já havia mostrado que um cachorro poderia ser treinado para perceber as diferenças entre amostras de urinas de pacientes com e sem câncer na tireoide.
Frankie, o pastor alemão usado no experimento apresentado à Endocrine Society, foi treinado para deitar-se no chão quando conseguisse farejar o câncer em uma amostra e a dar as costas se a urina estivesse limpa.
O próximo passo era saber se a habilidade do animal poderia ser usada em um exame diagnóstico.
Frankie diagnosticou corretamente 30 de 34 casos. Dois deles eram falsos positivos, mas outros dois pacientes que teriam sido liberados pelos médicos foram diagnosticados com tumores.
"A capacidade que cães têm de farejar quantidades minúsculas (de substâncias) é inacreditável. Nos próximos anos, a comunidade médica vai apreciá-los cada vez mais", disse Donald Bodenner, diretor de oncologia endócrina na UAMS.mores na tireoide são relativamente raros e normalmente são diagnosticados testando os níveis de determinados hormônios no sangue e usando uma agulha para extrair células da glândula para exames.




Sáude




Mercado Aberto: Vagas na saúde
10/03/2015 - Folha de S.Paulo
Colunista: Maria Cristina Frias

Apesar das dificuldades econômicas registradas no ano passado, o setor de saúde fechou 2014 com um crescimento de 13,5% na criação de empregos formais.
Foram geradas 105,7 mil vagas --em 2013, o total havia sido de 93 mil--, segundo estudo da Anahp (associação de hospitais privados) com base em dados do Ministério do Trabalho.
"Ainda há uma grande demanda reprimida na área de saúde no país, o que tem garantido a expansão", afirma Francisco Balestrin, presidente da entidade.
A entrada de mais pacientes, principalmente por intermédio das operadoras de planos de saúde, fez crescer também o número de profissionais da área para dar conta do contingente maior.
Do total de postos de trabalho criados em 2014, mais da metade (54%) foi de empregos relacionados ao atendimento hospitalar.
Para acompanhar o avanço do setor, a saúde privada precisaria criar 13 mil novos leitos até 2016, segundo Balestrin. O número representa mais de 10% dos atuais 125 mil leitos existentes.
"Mas não há a menor hipótese de isso ocorrer. Não há crédito nem incentivo para esses investimentos."



Avanço da dengue deve ter auge em maio.
10/03/2015 - Folha de S.Paulo


Mesmo com 38.714 casos confirmados de dengue no Estado de SP no primeiro bimestre deste ano (quase o triplo do mesmo período de 2014), as autoridades de saúde se preparam para um avanço ainda maior da doença nos meses de abril e maio.
A explicação para isso está no comportamento do clima e na sazonalidade do mosquito Aedes aegypti. Como as chuvas neste ano minguaram em janeiro e foram mais expressivas em fevereiro, continuando em março, com o calor as infestações mais expressivas poderão se dar mais tarde.
"Há uma persistência maior das condições que favorecem a ovulação do mosquito", diz o médico Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas. O comportamento da doença para este ano é semelhante ao do ano passado.
Levantamento da Folha publicado no último dia 5 mostrou que a situação é a mais crítica ao menos desde 2010.
Em 50 dos 645 municípios paulistas, a reportagem mapeou 44.140 infectados. É mais que a quantidade registrada no Estado inteiro no primeiro bimestre de cada um dos últimos cinco anos.
No Estado, em 2014, entre abril e maio, foram 127.570 casos e, na capital, 22.347. Em junho, os registros, embora ainda altos, começaram a cair, com o tempo mais seco, e despencaram em julho, com as temperaturas mais baixas.
Segundo especialistas, a maior parte das pessoas contrai a dengue a partir de focos localizados dentro das próprias casas. É preciso fazer uma varredura pelo menos uma vez por semana, com atenção para vasos, calhas, telhados e outros recipientes.
A dengue já matou 32 pessoas neste ano no Estado, contra 87 ao longo de todo o ano passado. A primeira vítima na capital foi registrada na semana passada, na zona norte, região, até agora, mais problemática para a doença. Uma segunda morte, esta na zona leste, ainda é investigada.



Famílias decidem ocultar de doente que ele tem alzheimer
10/03/2015 - Folha de S.Paulo


Aos 57 anos, o executivo Walter começou a esquecer. No início, nomes, datas, chaves e compromissos. Por fim, perdeu o rumo de casa.
Hoje, aos 60, não sai sozinho, não dirige e não administra os negócios. A família sabe que Walter tem o mal de Alzheimer. Ele não.
Diferentemente do que acontece nos EUA e na Europa, no Brasil a tendência de médicos e de familiares é poupar o paciente, mesmo se ele ainda é capaz de compreender o problema.
Estudo da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) com 104 cuidadores revela que 56% deles não contam sobre a doença ao familiar. Mas, ao mesmo tempo, 88% dizem que gostariam de saber se fossem eles o doente.
Entre os argumentos dos familiares para omitir o diagnóstico estão a crença de que a revelação não fará diferença --já que ele vai esquecer mesmo-- e o medo de que a informação cause mais prejuízo do que benefício.
No filme "Para Sempre Alice", que estreia no Brasil nesta sexta (13), a personagem da atriz Julianne Moore recebe o diagnóstico aos 50 anos --menos de 5% dos casos se manifestam antes dos 65 anos.
Recente revisão de 23 artigos científicos sobre demência, com um total de 9.065 pessoas ouvidas, mostra que 90% delas querem ser informadas sobre o diagnóstico.
O neurologista Rodrigo Rizek Schultz, coordenador do ambulatório de demência da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e diretor científico da Abraz, defende que a revelação pode favorecer a adesão do paciente ao tratamento.
Outro benefício da revelação é permitir que o doente tome decisões importantes antes de perder a autonomia.
"Ele poderá decidir se ficará em casa com cuidador ou numa casa de repouso ou ainda nomear alguém para cuidar das finanças", diz a psicóloga Fernanda Gouveia, professora da PUC-SP.
Mas, para ela, revelar ou não o diagnóstico de alzheimer depende muito do perfil do paciente. "São poucos os que perguntam. A maioria desconfia, mas tem medo de receber a informação."
Após ouvir cinco médicos, a família de Walter decidiu não contar a ele sobre a sua condição. "Disseram que seria um estresse desnecessário para ele e que não mudaria em nada a situação", diz o filho Daniel, 31, que prefere não dar o sobrenome.
Segundo Schultz, de uma forma geral, os médicos brasileiros não têm o hábito de revelar o diagnóstico ao paciente. "Se ele pergunta, é nossa obrigação contar. Mas a tendência é deixar nas mãos da família a decisão."
Para o presidente do Cremesp (Conselho Regional de Medicina), Bráulio Luna Filho, a postura é resultado da cultura latina. "Entre os anglo-saxões, essa questão não existe", diz. "O médico não pode omitir informação relevante ao paciente. Mas, se perceber que ele não tem estrutura para entender ou aceitar, deve procurar a pessoa mais próxima."
A questão ganha importância porque a tendência é o alzheimer ser diagnosticado cada vez mais cedo. Em clínicas particulares, 70% dos casos estão em estágios iniciais. Isso possibilita intervenções que permitem uma progressão mais lenta.



Setor hospitalar deve investir em governança
10/03/2015 - DCI


Cortar custos, melhorar processos e buscar inovação são ações que devem exigir das empresas do setor hospitalar privado a profissionalização com o modelo de governança corporativa. Afinal, alta de juros, câmbio desfavorável e conservadorismo das instituições financeiras são alguns dos desafios do mercado este ano, revela estudo do setor.
O novo cenário, apesar de complexo, se mostra como oportunidade para os hospitais melhorarem os serviços e serem mais eficientes. É o que explica o presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin.
Para ele, as empresas devem se estruturar e aprender a oferecer mais, com os mesmos recursos. "O serviço prestado é importante, mas temos o lado empresarial e somos como qualquer outra companhia", declara.
Ele lembra que entre os principais impactos que a instabilidade econômica nacional pode trazer para o setor estão: o encarecimento dos insumos, a falta de capital de investimento e a alta do índice de desemprego, que pode diminuir a demanda de planos de saúde corporativos.

Cursos

O mercado sabe, entretanto, que algumas instituições de ensino já oferecem cursos de governança corporativa, em parceria com instituições de saúde como a FGV e o Ibmec - o que pode ajudar a estruturação de empresas do ramo.
De acordo com o estudo Sensor Anahp, os hospitais precisam dispor de aporte considerável de capital de giro, já que o prazo médio de recebimento pode ser muitas vezes superior ao prazo médio de pagamento dos fornecedores e de salários, o que acaba prejudicando. Na área financeira, porém, a alta de juros atrapalha a tomada de empréstimos e o acesso das instituições hospitalares ao financiamento.
Para equilibrar a dificuldade do capital próprio, o investimento estrangeiro pode trazer novos recursos, já que os bancos estão com financiamentos cada vez mais caros, explica o especialista da Anahp.
Outro fator que deve atingir o setor é a alta do dólar, que provocará aumento dos preços dos insumos. Segundo Balestrin, entre 30% e 40% dos produtos utilizados nos hospitais são importados. "Mesmo que procuremos fabricantes nacionais, alguns produtos não têm substituição", analisa.
Para ele, a política comercial nos últimos anos favoreceu o equipamento importado, o que impactou a fabricação nacional. "Houve desindustrialização na saúde. Muitas companhias deixaram de fabricar ou passaram a importar".

Tributação

A alta tributação também deve aumentar os gastos do setor. O ICMS é o principal imposto incidente sobre o setor de saúde, no âmbito estadual e o ISS no municipal, além de outras taxas para o segmento.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) de 2010, em média um terço do valor pago pela população por qualquer produto ou serviço de saúde é composto por impostos, taxas e contribuições. "A reforma tributária, particularmente para a saúde, seria fundamental para estimular a prestação de serviços e a geração de mais empregos na saúde, o que contribuiria para a sustentabilidade do setor no longo prazo."

Tendência

O aumento do indicador de desemprego é outro fator que pode prejudicar o segmento. "A demanda por saúde suplementar aumentou, sobretudo, pelo aumento do poder aquisitivo da população e os planos de saúde corporativos", diz o executivo. No entanto, com perspectiva de desemprego haverá uma diminuição de planos nas empresas. Além disso, o dinheiro disponível das famílias para a compra de medicamentos ou para pequenas cirurgias pode diminuir se a retração continuar.





ANS suspende venda de planos de saúde de quatro operadoras
10/03/2015 - DCI

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão, nesta segunda-feira, da comercialização de planos de saúde e outros produtos de quatro operadoras: Unimed de Paulo Afonso Cooperativa de Trabalho Médico, Uniodonto Teresópolis - Cooperativa Odontológica, Sociedade Operária Humanitária e Irmandade Nossa Senhora das Graças. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Operacional 1.778.
De acordo com o texto, a decisão teve como base para suspensão "o indeferimento da autorização de funcionamento e as anormalidades econômico-financeiras, assistenciais e administrativas graves das operadoras".
A Agência determinou também que as quatro operadoras devem promover a alienação de suas carteiras (venda, de uma operadora para outra) no prazo máximo de 30 dias, contados da data do recebimento da intimação. Ou seja, as entidades devem transferir a sua carteira de clientes para outra operadora no prazo máximo estipulado pelo órgão.




S. Carlos intensifica combate à dengue com nebulizações
10/03/2015 - DCI


Os números de notificações de casos de dengue no município de São Carlos resultados de exames repassados pelo Instituto Adolfo Lutz, de janeiro até semana passada, foram 1.362 casos suspeitos de dengue, 364 exames tiveram resultado positivo, sendo 252 autóctones e 112 importados.
Segundo Marcus Petrilli, secretário municipal de Saúde, os 252 casos contraídos na cidade ainda não configuram uma epidemia da doença, mas o trabalho é realizado como se o município já estivesse nessa situação. "Não esperamos pela epidemia, trabalhamos antes. Já estamos realizando ações de bloqueio com nebulização e eliminação dos focos de transmissão em vários bairros. Os Agentes de Combate à Endemias estão percorrendo esses locais orientando e eliminando os possíveis criadouros. Também já estamos trabalhando por uma grande mobilização de combate à, dengue já programada para os próximos dias", explicou Petrilli.

Vencer a batalha

"É preciso colaborar com as ações da prefeitura para que a cidade possa vencer a batalha contra a dengue. Combater os focos do mosquito Aedes aegypti é a única maneira de prevenir a transmissão da doença", ressalta Márcia Pallone, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Os sintomas da dengue clássica surgem, em geral, 3 dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Nos adultos, a primeira manifestação é febre alta (39º a 40º), associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mais pode persistir a prostração e fraqueza por semanas. Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre, acompanhada de apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. Manchas vermelhas podem surgir ou não.
A pessoa que apresentar pelo menos dois sintomas deve procurar logo a unidade de saúde mais próxima e jamais recorrer à automedicação, pois não se podem usar antitérmicos com ácido acetilsalicílico e nem anti-inflamatórios, pois interferem na coagulação o sangue.
Todo o interior está mobilizado contra a doença. Em São José dos Campos, a prefeitura lançou a operação "São José contra a Dengue", que reúne todas as secretarias. Em Araras, balanço divulgado ontem aponta 184 casos confirmados no ano. A Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, o principal transmissor, e conseguiu isolar o vírus tipo 1 que, agora se sabe, é pelo menos um dos que estão em circulação em Araras.




Mulheres com HIV são alvo da nova fase da campanha
10/03/2015 - O Globo


Cerca de 33.500 mulheres de 9 a 26 anos que vivem com o vírus HIV são o novo alvo da segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. Outra novidade da campanha é a inclusão de meninas de 9 a 11 anos. Em 2014, teve início o processo para as de 11 a 13 anos.




ANS suspende comercialização de planos de quatro operadoras de saúde
10/03/2015 - Valor Econômico

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou hoje a suspensão da comercialização de planos de quatro operadoras. Com a medida, as entidades terão prazo de 30 dias para transferirem para outras empresas suas carteiras de clientes. De acordo com a norma, a suspensão de deu por “anormalidades econômico-financeiras, assistenciais e administrativas graves".
A determinação foi publicada hoje no “Diário Oficial da União”, por meio da Resolução Operacional n º 1.778. A suspensão da comercialização de planos e demais produtos e a alienação da carteira de clientes vale para a Unimed de Paulo Afonso Cooperativa de Trabalho Médico, Uniodonto Teresópolis — Cooperativa Odontológica, Sociedade Operária Humanitária e para a Irmandade Nossa Senhora das Graças.




Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.