Revista do Farmacêutico 113 - CRF-SP em Ação - Farmacêutico na Praça é um sucesso!

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha CRF-SP em Ação setinha Farmacêutico na Praça é um sucesso!

Farmacêutico na Praça é um sucesso!

Pela terceira vez, CRF-SP realiza o Farmacêutico na Praça simultaneamente em 21 locais do Estado, com saldo de 14,5 mil pessoas orientadas

Foto: Divulgação

Os números traduzem a grandiosidade da ação, que teve início a partir das 8h em algumas cidades, estendendo-se até o fim da tarde em outras localidades, como no Parque Villa Lobos e na Zona Leste (ambas na capital) e em Itapevi, na Grande São Paulo. Em todos os locais, a população formou filas para esclarecer dúvidas sobre o uso correto de medicamentos, além de realizar aferições de pressão arterial e glicemia capilar.Em 31 de agosto, o CRF-SP realizou pela terceira vez a ação Farmacêutico na Praça de forma simultânea em 21 locais do Estado de São Paulo, levando orientações sobre o uso correto de medicamentos à população da capital e cidades da Grande São Paulo, litoral e interior. Ao todo, foram 14,5 mil atendimentos realizados por quase 700 voluntários que fizeram a diferença na ação - da qual o CRF-SP é pioneiro - cujo objetivo é mostrar à população a importância do trabalho do farmacêutico enquanto profissional de saúde que pode auxiliar na obtenção de melhores resultados na terapia medicamentosa.

Na tenda montada no Parque Villa Lobos, além dos serviços citados acima, houve também atendimento especializado em auriculoterapia, orientações sobre colesterol, descarte de medicamentos, hepatite, homeopatia, serviços de assistência farmacêutica na rede pública, a atividade “Mexa-se contra a artrose” (realizada pela empresa Zodiac) e o bate-papo da saúde (realizado pela empresa Medley).

Já as equipes de algumas seccionais como Avaré, Itapevi (Osasco), Piracicaba, São João da Boa Vista e Zona Leste, também ofereceram como diferencial orientação sobre o descarte correto de medicamentos, recolhimento de medicamentos vencidos, testes de triagem para hepatite C e medição de índice de massa corporal (IMC).

Agradecimento

A diretoria do CRF-SP fez questão de parabenizar o desempenho de cada um dos envolvidos no sucesso do Farmacêutico na Praça de 31 de agosto. Na avaliação do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso: “o sucesso do Farmacêutico na Praça realizado em 21 locais do Estado mostra o quanto os farmacêuticos estão empenhados em fazer a nossa profissão grandiosa e reconhecida pela sociedade. Parabéns, em nome do CRF-SP, a todos os colegas que contribuíram e obrigado por acreditarem que, juntos, podemos muito mais.”

Em sua mensagem de agradecimento, o diretor-tesoureiro dr. Marcos Machado completou: “o evento é importante porque é uma ação que contribui para a saúde da sociedade, além de informar sobre as atividades do farmacêutico. É uma oportunidade de mostrar suas habilidades e competências para a população.”

Foto: Divulgação crfspacao_farmanapraca_patrocinadores

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Foto: Divulgação

À esquerda, o diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado Ferreira, concede entrevista à equipe de reportagem do Jornal Nacional sobre os riscos do uso de medicamentos sem orientação

Reconhecimento

A ação repercutiu positivamente em diversos veículos de comunicação, que noticiaram os serviços prestados e a importância do farmacêutico para a sociedade. Um dos exemplos foi a reportagem veiculada no Jornal Nacional, da TV Globo, que tratou dos riscos do uso de medicamentos sem orientação.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso: “isso prova o quanto o Farmacêutico na Praça é importante na promoção da profissão, pois pudemos demonstrar nosso valor para 14,5 mil pessoas atendidas, além de outras milhares que assistiram à reportagem na TV ou leram as matérias publicadas nos jornais e nos sites sobre a ação”.

Renata Gonçalez

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico