Prof. Dr. Paulo Minami

Ao atribuir o nome do Prof. Dr. Paulo Minami ao prêmio, o CRF-SP pretendeu homenagear um profissional que construiu sua história, passando por todos os níveis da carreira docente e atuando intensamente na busca pela qualidade na formação dos farmacêuticos.

O Prof. Dr. Paulo Suyoshi Minami (1939 – 2008) graduou-se em Farmácia em 1962, tornou-se doutor em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1968, ano em que despontou na carreira acadêmica. Foi Professor Titular da USP em 1985, trabalhou na implementação de um dos primeiros cursos de pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, em 1972, nível mestrado em Análises Clínicas e Toxicológicas e de doutorado em 1989.

A atuação acadêmica na USP foi intensa: professor-assistente e chefe do Instituto de Medicina Tropical e do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, presidente da Comissão de Ensino da FCF, representante da FCF no Conselho Universitário e na Associação dos Docentes da USP (Adusp) e membro da diretoria da Sociedade Farmácia e Química.

Prof. Minami publicou trabalhos referentes ao estudo de fungos de interesse médico, determinando a etiologia de uma doença desconhecida que acometia o setor leiteiro. Desenvolveu também uma importante coleção de laminários e banco de cultura de fungos que serviu de material para pesquisa dos seus alunos e orientou inúmeras dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, dentro das suas linhas de pesquisa.

Integrante do Conselho Editorial do Journal of the Brazilian Society for Microbiology, o Prof. Minami publicou vários livros técnicos na área de micologia, além de organizar o catálogo com as dissertações e teses da FCF até 2006.

Mesmo com a aposentadoria, em 1997, continuava indo à faculdade todos os dias e, nos tempos livres, começou a trabalhar em registros de memória da FCF, reunindo documentos e artigos que contam um pedaço da história da Farmácia, sua grande paixão.

Na mesma época, na qualidade de associado da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo São Paulo, o Prof. Minami foi indicado como membro permanente da Comissão Científica para avaliar os melhores trabalhos científicos para premiação.

Em meio a tanto trabalho, o professor ainda se empenhou nos trabalhos da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, na qual ingressou no ano de 2004. Na busca constante pela qualidade na formação dos farmacêuticos, participou ativamente de diversas discussões, entre elas a implantação do novo currículo farmacêutico (introduzido pelo MEC em 2004).

A USP homenageou o professor dando seu nome a uma sala no bloco da diretoria.

Fonte: Revista do Farmacêutico 91 – Julho/Agosto de 2008